terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Análise sobre o livro de Matemática

Os livros utilizados na Escola E.M. Ayres de Sousa pertencem a MATEMÁTICA ciência e aplicação da Editora Saraiva, autores são Gelson Iezzi, Osvaldo Dolce, David Degenszajn, Nilze de Almeida e Roberto Périgo. Autores que no meio da matemática são bem conhecidos .
Os livros estão todos nos mesmos parâmetros seguindo as determinadas ordem exigidas pela PNCEM.
 Os objetivos propostos para a área, 5 (cinco) deles estão voltados especificamente ao ensino de Matemática. São eles:
 • compreender o caráter aleatório e não-determinístico dos fenômenos naturais e sociais e utilizar instrumentos adequados para medidas, determinação de amostras e cálculo de probabilidades;
 • identificar, analisar e aplicar conhecimentos sobre valores de variáveis, representados em gráficos, diagramas ou expressões algébricas, realizando previsão de tendências, extrapolações e interpolações, e interpretações;
 • analisar qualitativamente dados quantitativos, representados gráfica ou algebricamente, relacionados a contextos sócio-econômicos, científicos ou cotidianos;
 • identificar, representar e utilizar o conhecimento geométrico para o aperfeiçoamento da leitura, da compreensão e da ação sobre a realidade;
 • compreender conceitos, procedimentos e estratégias matemáticas, e aplicá-las a situações diversas no contexto das ciências, da tecnologia e das atividades cotidianas. (BRASIL, 2000, p.97).

        Analisando a coleção  ela vem nos mostrar que tais objetivos pressupõem que a Matemática explore diversos conteúdos matemáticos relativos aos temas números, álgebra, medidas, geometria, estatística, combinatória e probabilidade propiciando o desenvolvimento das competências desejadas na formação do aluno, Eles estão organizados em eixos ou temas estruturadores ou capítulos, cada qual com um grupo de unidades temáticas: Álgebra: números e funções; Geometria e Medidas, Análise de Dados. 
          As unidades temáticas são entendidas como um conjunto de idéias e procedimentos que permitem aplicar a Matemática em questões do mundo real e como as formas  Matemáticas de quantificar e interpretar conjuntos de dados ou informações, aproximando o aluno da realidade. Lhes possibilitando reconhecer a diversidade social e cultural e ao mesmo tempo reconhecer-se como sujeito . Tomar decisões não é tarefa simples ou mecânica, têm que estar baseada em informações, em dados concretos e organizados, e principalmente e em análises. É preciso que o aluno pense a Matemática considerando múltiplas possibilidades, e que tenha desenvolvido na sua vida escolar o raciocínio combinatório, probabilístico e estatístico. 
         Cada um dos livros está dividido em 3 partes: -
  -Teoria acompanhado de exercícios, 
  - Exercícios complementares 
  - Testes de vestibulares com questões coltada também para o  ENEM.
Obs: No fim de cada livro contém as resposta afim dos alunos conferir suas respostas.





Referencias:
Brasil, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. (2002) PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais.Ciencias da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC /Secretaria de Educação Média e Tecnológica. 

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